sexta-feira, 9 de março de 2012

Planejamento Educacional Individual PIE

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO PIE


(Romeu Sassaki)



O processo de desenvolvimento do PIE envolve professores, outros profissionais da escola e pais em diversas etapas e ações, a seguir descritas:



1. Preparação para o PIE



Coleta de informações existentes sobre o aluno.

Revisão das informações existentes sobre o aluno.

Explicação aos pais sobre a importância do PIE para o seu filho.

Sumarização dos PIEs, se o aluno já os teve em anos letivos anteriores.

Marcação de data para a reunião do PIE com os pais.



2. Realização da reunião do PIE



 Distribuição de material pertinente ao PIE para ser utilizado na reunião.

 Discussão e preenchimento dos itens do PIE (seguindo o modelo adotado pela escola).

Marcação de datas para as próximas reuniões do PIE deste aluno.



3. Providências posteriores à reunião do PIE



Distribuição do PIE preenchido aos setores designados para executá-lo.

Execução das atividades indicadas no PIE.

Monitoramento dessa execução.

Reunião da equipe escolar para corrigir rumos à medida das necessidades (Ver Processo de Revisão do PIE, adiante).

Comunicação com os pais sobre essas correções de rumo.

Decisão sobre a transição do aluno para outras séries ou níveis escolares ou para a educação profissional e/ou para o mercado de trabalho.



Processo de Revisão do PIE



O processo de revisão do PIE é como um plano de viagem que necessita ser revisto durante o percurso a fim de atender às novas circunstâncias que poderão surgir. O processo é circular no sentido de que ele não começo nem fim, enquanto perdurar a necessidade de “corrigir rumos” sempre no melhor interesse do aluno (suas habilidades, seus interesses, suas necessidades etc.).



São as seguintes as etapas deste processo circular:



Avaliação da equipe sobre o PIE originalmente preenchido.

Negociação dentro da equipe para concluir divergências.

 Negociação e recomendações do aluno, da família e da equipe escolar.

 Confirmação das decisões sobre o aluno: equilíbrio entre as atividades projetadas, adequação à idade, melhoria da imagem, melhoria da participação social, aumento das competências.

Revisão, implementação e monitoramento trimestralmente.

Consideração aos desejos e preferências do aluno e da família.



Ao participarem da reunião de revisão do PIE, será proveitoso levar em conta as seguintes questões:

a) Estão em equilíbrio as atividades de aprendizagem indicadas para a gestão pessoal (habilidades de lidar com assuntos pessoais), o lazer (habilidades de usar os momentos livres) e o trabalho (habilidades de execução das tarefas escolares)?

b) As atividades de aprendizagem estão levando em consideração os desejos, as inteligências e as preferências do aluno e da família?

c) As atividades de aprendizagem aumentarão as competências do aluno?

d) As atividades de aprendizagem promoverão a melhoria da imagem e da participação do aluno na sociedade?

e) As atividades de aprendizagem são apropriadas à idade (ou faixa etária) do aluno?

f) As atividades de aprendizagem levarão o aluno a resultados significados e valiosos para ele?

g) No contexto das atividades de aprendizagem, o aluno está utilizando o que está aprendendo?



Instrumental do PIE



O modelo de Plano Individualizado de Educação, fornecido separadamente, precisará ser adaptado às circunstâncias específicas da realidade de cada unidade escolar e/ou de cada rede educacional.



O Plano Individualizado de Educação (PIE) contém os seguintes itens para serem preenchidos por uma equipe composta de professores de sala de aula, profissionais de suporte e pais de cada aluno que apresente necessidades educacionais especiais:



I - AVALIAÇÃO DA DEFICIÊNCIA E/OU OUTRA CONDIÇÃO ATÍPICA



• Áreas de avaliação

• Testes

• Quem aplica os testes

• Avaliações externas (Entrevistas com os pais e a criança, observação sobre a criança, discussão com profissionais de anos anteriores, revisão do histórico escolar, demonstrações práticas da criança)



II – METAS



• Metas Anuais e Metas de Curto Prazo



III – SERVIÇOS



• Programas especialmente projetados

• Serviços educacionais comuns

• Outros serviços (fonoaudiologia, fisioterapia, orientação e mobilidade, aconselhamento, transporte, educação física adaptada etc.)



IV – DATAS



• Datas do início e do término do PIE

• Datas intermediárias das avaliações do PIE



V - PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DO PIE



• Observação dos professores e observação dos pais

• Testes tirados dos livros-texto e testes criados pelos professores

• Questões individualizadas



VI - PARTICIPAÇÃO DOS PAIS

Preenchimento do PIE nos itens I, II, III e IV

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