AEE - Atendimento Educacional Especializado




















MOSTRA CULTURAL
parte II













ADIÇÃO E MULTIPLICAÇÃO NO AEE,  É FÁCIL!

Operando com Varetas
Multiplicação e adição com varetas. Usei este método e foi um sucesso!
Multiplicação e Adição
Regras do jogo: encaixar os palitos de acordo com os fatos (3x4) (3+4). O resultado da multiplicação é igual à quantidade de cruzamentos dentro da caixa. O resultado da soma é igual a quantidade das pontas dos palitos fora da caixa.


MAIS UMA HISTÓRIA CONTADA NA SALA MULTIFUNCIONAL
SENTA QUE LÁ VEM...

UMA HISTÓRIA, VÁRIAS FORMAS DE TRABALHO.
Esta história é sobre duas menininhas, irmãs, que ganham da madrinha delas dois cofrinhos. Uma gosta de gastar a outra de economizar. Cada uma do seu jeito.
Fizemos nossos cofrinhos também. Com uma garrafa pet e alguma habilidade, lindos porquinhos surgiram. Depois que acabarem as balas, moedas vamos guardar. Presente pelo Dia das Crianças para os alunos do AEE TVB.

Maria, estava fazendo uma colagem maluca, quando sua irmã a interrompeu para pedir dinheiro emprestado, pois já havia gasto tudo que havia guardado no cofrinho.
FIZEMOS ENTÃO, NOSSA MONTAGEM MALUCA!
Olha a professora deste aluno, como ficou engraçada!


Aluno  fazendo sua montagem maluca.
 ENQUANTO PROCURÁVAMOS ELEMENTOS EM REVISTAS PARA NOSSA COLAGEM MALUCA, ACHAMOS UMA REPORTAGEM SOBRE GÊMEOS, QUE POSTERIORMENTE VAMOS LER.




OFICINA ESPECIAL DE LEITURA
RITA, NÃO GRITA
Uma história divertida sobre uma menina que vivia fazendo birra, que implicava com tudo!
O aluno Matheus trouxe este livro para conhecermos. Depois de ler a história pra eles, chamamos a Dona Rita, funcionária da escola e recontamos a história para ela, agora cada um do seu modo. Em uma certa parte da história a Rita, personagem da história, ganha de sua avó, uma caixa toda furada com uma bexiga dentro e a brincadeira consistia em enfiar dentro de cada buraquinho um palito, tendo o cuidado para não furar o balão. Quando a bexiga é furada, muita gargalhada se segue e a diversão só está começando. Fizemos nossa caixa furada e o aluno Luiz trouxe as bexigas. Abaixo o registro de nossa brincadeira, que intitulamos "a caixa da Rita". Ah, chamamos a Dona Rita para se divertir conosco.
UMA CAIXA FURADA
 
BEXIGAS
BEXIGAS

PALITOS DE CHURRASCO
AGILIDADE

COORDENAÇÃO



...E BUMMM!

NOSSA RITA

TURMA DA TARDE



...E O MEDO!



ALEGRIA

QUASE GANHA O JOGO

ATENÇÃO

AFLIÇÃO

E A BEXIGA ESCAPOU!












SEMANA DA PÁTRIA
TRABALHOS AEE do TVB








SEMANA DO FOLCLORE NO AEE
Quando pensamos em folclore, nos vem à mente danças regionais, brincadeiras antigas e lendas, muitas lendas. O nosso país têm muitas histórias para contar e a função do professor é entre outras, a de ajudar a perpetuar nossa história, nossa cultura popular.
Algumas lendas foram selecionadas para serem contadas para os alunos do AEE:  "Cobra Grande", a do "Saci Pererê", da "Vitória Régia" e a "Mula sem Cabeça"

Depois de contarmos a lenda do Saci, Aprendemos a dobradura do personagem e criamos juntos, um jogo da memória do Saci.

Lenda da Vitória Régia: Com uma tampa de caixa de pizza e garrafas pet para a flor.

Lenda da Cobra Grande. Fizemos uma com tampinhas de garrafas pet.

PROJETO SUSTENTABILIDADE
RECICLA AEE


O AEE reciclou papel, foi muito divertido!

Todos trabalharam muito!





DIA DOS PAIS
 ELES MERECEM TODO NOSSO CAPRICHO
Cartão em forma de camisa

Cada uma de um modelo
Cada uma para um pai diferente

Porta lápis

Dando funcionalidade  ao que iria para o lixo. Reaproveitando

DEPOIS DE UM TEMPO, VOLTAMOS!
Assistam a retrospectiva do AEE do TVB, e vejam o trabalho realizado no 1º Semestre de 2013



ESCRITA  DE TEXTO DE MEMÓRIA DEPOIS DA AUTO AVALIAÇÃO
ALUNO DO AEE



PROJETO SUSTENTABILIDADE
CAI NÃO CAI
COM GARRAFA E TAMPINHAS DE PET





AEE TVB FUTEBOL CLUB
DIVERSÃO GARANTIDA







FESTA JUNINA É BOM DEMAIS
Trabalho com música e leitura através das imagens - interpretação do texto

MAIS FESTA JUNINA
CONVITE PARA FESTA COM NARRAÇÃO DE UM DOS ALUNOS DO AEE. ALÉM DE NARRAR ELE CANTOU, COMO AJUDA DA PROF.ª FLO, A MÚSICA DE LUIZ GONZAGA...

  

CONVITES PARA FESTA JUNINA FEITOS PELO AEE PARA OS FAMILIARES DOS ALUNOS 




ARRAIÁ DO TVB
TODOS ESTÃO CONVIDADOS
DIA: 08/06/2013
Das 10h00 às 16h00
TEREMOS BRINCADEIRAS, COMIDAS, MUITA MÚSICA E DANÇAS




ATIVIDADE JUNINA
Bandeirinhas imantadas jogo de pareamento de figuras


FESTA JUNINA DO TVB
RELEITURA DA OBRA DE ALFREDO VOLPI

Anagrama com nome dos alunos e funcionários da Sala Multifuncional


DIA DAS MÃES AEE TVB


DIA DO ÍNDIO


O idealizador do projeto: Wellington

Índio "Lico", segundo a aluna Ana


Trabalhando sequencia, com a música "1,2,3 indiozinhos..."



Colocar os 10 indiozinhos no bote na ordem correta da música




JOGO DO JOÃO E MARIA
Depois de contar e recontar este conto clássico da literatura infantil, fiz um jogo sobre a história. Uma trilha onde o objetivo é fugir da casa da bruxa.



FORCA

Utilizando alguns recursos bem simples como: caixa de texto, inserir formas e figuras, montamos esse jogo da forca para que os alunos atendidos trabalhem, preferencialmente, em duplas. São aproximadamente 20 palavras,  a serem montadas por eles de forma lúdica e prazerosa no computador. 


Momento da história no AEE TVB
Escola que trabalho

Trabalhar junto aos alunos com livros de histórias já acontece no AEE desde seu início. Este ano não seria diferente. Desde março já faz parte de nossa rotina, o contar histórias como gerador de atividades prazerosas. Já trabalhamos o livro do "Raposo andava sozinho", "Pequeno Azul e o Pequeno Amarelo" (Trabalho já mostrado no blog anteriormente) . Em abril estamos trabalhando duas histórias escolhidas por eles: "Pinóquio" e "A Roupa Nova do Imperador". Abaixo algumas da atividades alusivas às histórias contadas.


Livro escolhido
História escolhida



Uma das atividades
A história nos conta que o Rei tinha uma roupa para cada hora do dia
Castelo do Rei


Vilarejo dos súditos

Roupas novas do Rei

PINÓQUIO
Não usamos livro para contar a história, mesmo porque os alunos já conheciam bem a história e com muitos detalhes. A partir deste conhecimento procuramos figuras  referentes a cada parte contada pelos os alunos. O papel do professor neste momento foi e está sendo, ajudá-los a organizar a história, que em alguns momentos é contada de forma aleatória, sem seguir uma sequencia temporal. Esta atividade está sendo feita com um grupo de quatro alunos atendidos. Outras atividades estão abaixo representadas, através de registros fotográficos.

Utilizamos um vídeo da história do "Teatro dos contos de fadas" exibido pela TV Cultura. Clique no link e assista o vídeo:  PINÓQUIO

Os alunos pintaram um desenho do personagem, que depois pelas mãos ágeis de nosso "Gepeto", o ADI Vladimir Patrocínio, transformou-se numa linda marionete.
Em breve mais fotos das atividades...


ESTILOS DE APRENDIZAGEM E O TRABALHO COM HISTÓRIAS COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DO TVB
Pensando sobre os diversos Estilos de Aprendizagem, o Atendimento Educacional Especializado do TVB, vem desenvolvendo com os alunos atendidos atividades de leitura, histórias escolhidas por eles, a partir daí trabalhando de forma interdisciplinar conceitos e conteúdos planejados anteriormente.

LIVRO ESCOLHIDO
Etapas:
Explorar o livro em suas particularidades: capa, contra capa, título, autor, ilustrador
Ler para os alunos a história
Reler, importantíssimo, pois é uma forma de saber o que os alunos apreenderam da história
Releitura da história no computador (veja abaixo a história ilustrada)

Conteúdo trabalhado:
Cores e suas possibilidades de combinações
Família e suas diversas configurações
Moradia: tipos e localização
Identidade - árvore genealógica




Depois de trabalhar com alunos no Paint, fazendo a releitura da história vamos montar nossa história, relatando um pouco de nossa vida: Quem são nossos pais, irmãos, melhores amigos e suas respectivas famílias, onde moram e assim por diante.






Todos os alunos puderam montar sua árvore genealógica e visualizar de forma abstrata porém visual e de fácil compreensão, quem são nossas famílias. Anterior a esta etapa, montamos a árvore genealógica, usando tinta e podendo vivenciar as misturas de cores.
Por: Prof.ª Flo Costa



 FESTA JUNINA
ESTAMOS NOS PREPARANDO
RECRIANDO A OBRA COM O RECURSO DO PAINT




DIA DAS MÃES
UMA DATA ESPECIAL






Os alunos da Sala Multi vão homenagear suas mães neste dia. Para isso presentearão as mamães com um lindo cartão e um pequeno filme, com figuras escolhidas por eles e fotos de todos nós do grupo.


PROJETO REVELANDO ORIGENS
Uma viagem pelas Regiões Brasileiras

Alunos da Sala Multifuncional vem realizando um traballho com lendas folclóricas brasileiras, onde cada grupo está desenvolvendo o tema de uma forma. Abaixo alguns registros deste início do trabalho com duas lendas:  A da "Mula Sem Cabeça" e a do "Lobisomem". Um dos grupos está fazendo um filme, estamos gravando a narração de  um poema sobre uma das lendas.

Pretendemos este semestre preencher este mapa com personagens das lendas folclóricas contadas. Um dos grupos atendidos tem trabalhado com a arte da dobradura.

Montamos numa caixa de papelão o cenário da lenda folclórica contada. Um grupo parceiro construiu um vilarejo com o jogo pequeno engenheiro. Diz a lenda que a "Mula Sem Cabeça", costuma aparecer em noites enluaradas...





OS ALUNOS DA SALA MULTIFUNCIONAL ESCREVERAM CARTAS DE TODOS OS TIPOS PARA O PAPAI NOEL, VEJAM AS FOTOS ABAIXO



 VÍDEO DA SALA MULTIFUNCIONAL

 


TRABALHANDO COM BOARDMAKER

Utilizo o software "Boardmaker", não não como forma de comunicação ou expressão pelo aluno não falante e sim me referindo ao uso de figuras ou fotos representativas de atividades acadêmicas e de vida diária e prática pelo aluno falante, porém com grande dificuldade em expressão verbal sequenciada. Nos momentos de história, ou atividades musicais, usamos o software para que os alunos que não sabem ler ou escrever covencionalmente, possam, através do recurso das imagens escolhidas por ele, reescrever e fazer a releitura da história contada. Veja alguns exemplos abaixo:










 +BOARDMAKER



Utilizando o Boardmaker , criamos uma prancha de comunicação para uma aluna que não utiliza a fala para comunicar-se, pode-nos contar o que fez no fim de semana ou feriado.



TRABALHANDO LETRA DE MÚSICA

Este vídeo foi a finalização de um traballho com a música de Chico Buarque," João e Maria", onde estudamos a letra da música e seus personagens, que também fazem parte de outras histórias do universo infantil. Para os alunos com deficiência este vídeo facilitou a compreensão da música. As imagens utilizadas foram selecionadas juntamente com os alunos da Sala Multifuncional da EMEF Prof.ª Therezinha Volpato Baro.



ENCONTRO DE PROFESSORES DO AEE


Dia 30/06 os profissionais da salas multifuncionais de Taboão se encontraram para que cada um pudesse falar um pouco de estão realizando o trabalho. Foi muito gratificante ver que apesar de todas as dificuldades, todos os profissionais estão muito motivados em fazer uma educação de qualidade para todos.




Expus alguns jogos que uso em sala, como fecha caixa e adaptação para o trabalho com cores, o jogo do banco e o dominó de 4 cores - que explicarei abaixo como jogar.


DOMINÓ DE QUATRO CORES
O MATERIAL
Confeccionado em papel cartão, composto por:
6 peças 3 X 9cm: 2 amarelas, 2 azuis e 2 verdes
6 peças 3 X 6cm: 2 azuis, 2 vermelhas e 2 verdes
6 peças 3 X 3cm: 3 azuis, 2 vermelhas e 1 amarela
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Separar a sala em pequenos grupos;
Discutir com os alunos as regras do jogo;
Realizar o mesmo jogo algumas vezes, em dias diferentes, para que os alunos tenham tempo para aprender a matemática com o jogo.
OBJETIVO DO MATERIAL
Compor um quadrado usando todas as peças, sem que se toquem as cores iguais, nem nos cantos.
FAIXA ETÁRIA
Alunos do fundamental, podendo ser adaptado para a educação infantil sem a preocupação do posicionamento da peça em relação às cores.
QUANTIDADE DE ALUNOS
Sugerimos até 6 alunos, cada um com 3 peças.
O JOGO
Cada aluno na sua vez, posiciona uma peça desde que não tenha cor igual por perto.
OBSERVAÇÃO
A proposta pode ser desenvolvida de modo cooperativo, onde os jogadores buscam, juntos, a solução do problema, discutindo, analisando as possibilidades e tocando idéias, ou também, na forma competitiva entre dois jogadores, ou dois grupos de jogadores.

DESENHO 



O desenho é um grande recurso avaliativo. Através dele abrem-se possibilidades de conhecer o aluno. Neste o aluno desenhou a casa e ao ser indagado sobre as pessoas que lá moram ele sabiamente e estratégicamente falou-me que todos estavam dentro dela e dormindo...










Dando continuidade ao post anterior, algumas sugestões de atividades. Neste início de história, começam a aparecer alguns dias da semana. ...