quinta-feira, 16 de maio de 2024

Ideias de Jogos baseados em outros comercializados (acervo pessoal)

 


 
 

ADIÇÃO E MULTIPLICAÇÃO, É FÁCIL!

Operando com VaretasMultiplicação e adição com varetas. Usei este método e foi um sucesso!
Arte: Vladimir Patrocínio
Multiplicação e Adição
Regras do jogo: encaixar os palitos de acordo com os fatos (3x4) (3+4). O resultado da multiplicação é igual à quantidade de cruzamentos dentro da caixa. O resultado da soma é igual a quantidade das pontas dos palitos fora da caixa.



FORCA DE PALAVRAS COM 2 SÍLABAS

Utilizando alguns recursos bem simples do computador, como: caixa de texto, inserir formas e figuras, surge uma adaptação do jogo original, preferencialmente, em duplas. São aproximadamente 20 palavras  para montar  lúdica e prazerosa.




Um mesmo jogo e muitas opções de trabalho

Visitando o Blog  Lá na minha escola "http://lanaminhaescola.blogspot.com.br" , resolvemos aproveitar a ideia de um jogo e adaptá-lo para trabalhar com estudantes  no AEE. Deu muito certo. Várias foram as atividades feitas até hoje, como nos exemplos abaixo. Os alunos adoraram.
Com uso de dois dados numéricos e um dado com  os sinais de soma e subtração, cada aluno com  tampinhas  de cor escolhida por eles, jogam os dados e realizam a operação matemática, pegando o número relativo à operação matemática. Colocam a quantidade de tampinhas, conforme o resultado na árvore, as tampinhas que simbolizam os frutos. Ganha o jogo quem tiver mais tampinhas ou frutos na árvore. Outra opção é usar apenas um dado e conforme o numeral o aluno conta as tampinhas e coloca-as na árvore.

Mesma ideia, porém com sorteio de continhas que os alunos tem que resolver e achar o resultado na árvore e colocar , conforme a cor sorteada anteriormente um tampo simbolizando frutos coloridos. Ganha o jogo que acertar mais continhas.


Outra ideia para uso da árvore, é usá-la como jogo da memória, no caso aqui fizemos o jogo de memória com o tema Páscoa 







A importância do jogo para o desenvolvimento humano, segundo Humberto Maturana (trecho de entrevista concedida aos Professores Mércia Helena Sacramento e Adriano J. H. Vieira, durante o seminário comemorativo dos 10 anos do Mestrado em Educação da Universidade Católica de Brasília)


... O jogo é uma atividade que se realiza no prazer de ser feito, com a atenção posta no prazer de fazer a coisa, pelo fazer mesmo, não na consequência. A importância disso é que o jogo permite a colaboração. Permite a seriedade do fazer pelo próprio fazer, pelo respeito àquilo que se está fazendo, pelo prazer de fazê-lo e não pelas consequências que poderá ter. A criança, ao jogar, aprende um modo de viver cuja atenção não está nas consequências, mas está na responsabilidade do que faz. Claro que vão ter consequências, mas o central não são as consequências, mas aquilo que a criança está fazendo ao jogar. Se alguém aprende isso pode colaborar, pode estudar, pode fazer qualquer coisa com satisfação e com prazer. Por que o central não será o resultado, uma nota, não é o que vai ganhar com aquilo, mas o processo mesmo de fazer. Isso dá liberdade de ação. Não quero dizer que alguém não pode fazer nada pelo resultado, sim, pode fazer, mas vai fazer com a seriedade de respeitar o processo, não vai fixar-se nos resultados...

Veja a entrevista na íntegra

http://www.humanitates.ucb.br/2/entrevista.htm




Jogo das silabas:


Meta: ter o maior número de cartas possíveis

Jogadores: de 2 em diante


Componentes: 30 fichas ou mais com diversos tipos de figuras, ou de uma categoria como por exemplo: frutas, animais, objetos de higiene pessoal, entre outras.

Como confeccionar: usando papel cartão (mais resistente que a folha de cartolina) corta-se 30 retângulos ou mais, de 5cm por 8,5cm aproximadamente, e colar figuras que podem ser achadas em revistas. Caso seja possível encapar com contact. Regras: Coloca-se todas as fichas viradas com a figura para baixo, em cima da mesa. Cada jogador pega uma ficha e, de acordo com a ordem estabelecida com o grupo, o jogador fala o nome relacionado com a mesma e diz quantas sílabas tem a palavra. Exemplo: Falar pausadamente a palavra CO E LHO, podendo utilizar os dedos ao mesmo tempo que fala a palavra. Caso haja empate entre dois jogadores ou mais, os mesmos virarão outra carta até que um deles tire a palavra que tenha mais sílabas.



JOGOS E AFINS

Jogos e afins confeccionados por mim

QUEBRA CABEÇA ALFABETO





LETRAS MÓVEIS

DADOS PARA MATEMÁTICA







CALENDÁRIO

DIFERENTES TAMANHOS DE LETRAS







JOGOS DAS CORES

UMA COR NÃO PODE ENCONTRAR COM A MESMA



JOGO DA VELHA

DOMINÓ MATEMÁTICO

MEMÓRIA ANIMAIS


TARJETAS COM NOME DO ALUNO, DA ESCOLA, NÚMEROS ATÉ 20 E ALFABETO


FEITA COM CAIXA DE CREME DENTAL


QUEBRA CABEÇA GATO
MEMÓRIA DE ASSOCIAÇÃO LIVRO LIDO E PERSONAGEM PRINCIPAL
MEMÓRIA FRUTA

MEMÓRIA DE TRÊS

JOGO DO BANCO


MONTA TUDO




JOGOS CORES




Fácil de confeccionar e jogar. Para trabalhar cores, podendo variar utilizando dados com cores e/ou quantidade, dinamizando ainda mais o jogo ou como jogo da memória.


4 CORES



Jogo simples de jogar e confeccionar. Com 4 lápis coloridos, cores diferentes, o aluno pinta os espaços de modo que a cor não coincida nem do lado, nem na diagonal. Exige atenção, concentração e estratégia.


JOGOS PARA PC - JOGO DE LIGAÇÃO



Software Holos – Apae de Bauru
A utilização do sistema Holos propicia à pessoa com deficiência estratégias para seu desenvolvimento global e sua aprendizagem, o conhecimento de seus direitos e a aquisição de habilidades básicas e de gestão, bem como de valores éticos e de cidadania.


JOGO CARA CARA 



Jogo Cara a Cara
Clássico jogo infantil para dois participantes, cujo o objetivo é desvendar o personagem do adversário. Cada jogador seleciona um dos personagens e outro faz perguntas sobre as características.
Conteúdo: 2 tabuleiros; 48 molduras, 1 folha com rostos, 1 folha com 24 cartas e manual de instruções.



JOGO DO BANCO 




O primeiro jogador lança os três dados e, usando os números neles obtidos, soma dois resultado e subtrai o terceiro à sua escolha.
Ex: (6+4-3=7)
Pega então as fichas correspondentes do “banco” e guarda-as para si.
Final da partida: vence quem fizer 100 pontos primeiro
Pode-se atribuir aos cartões coloridos números que melhor atenderem às necessidades do aluno.


JOGO HORA DO RUSH



Jogo Hora do Rush

Coordenação viso motora/ coordenação fina : os movimentos são guiados pela visão, envolvendo orientação espaço temporal


FECHE A CAIXA - ADAPTAÇÃO PARA TRABALHO COM CORES



Utilizando o tabuleiro do jogo feche a caixa, recortamos papel cartão colorido e colamos nas "caixas" e com um dado de cores podemos jogar de várias formas:
Jogando o dado de cores, dependendo da cor que cair solicitar ao aluno que abaixe a "caixa" ou as "caixas" correspondentes.
Jogando o dado de cores, dependendo da cor que cair, associar ao número abaixo, somando-o.
E assim por diante
...





















 FECHA CAIXA



Jogo muito apreciado por todos alunos que atendemos. Tem inúmeras adaptações que podem ser feitas, como por exemplo: jogar com três dados, somando-se dois e subtraindo um.


Jogado por marinheiros da Normandia e regiões litorâneas da França e Inglaterra há mais de 200 anos
Constitui-se num tabuleiro com “casas” numeradas de 1 a 9. Lança-se dois dados e segundo o resultado dos mesmos, “fecha-se” as “casas” que somem o mesmo resultado dos dados. Segue-se assim até que fique impossível fechar-se mais casas. Finda a jogada, somam-se as casas abertas e passa-se a vez ao adversário. Quem atingir primeiro os 45 pontos, perde.



UM LIVRO E MUITAS ATIVIDADE
S



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Como Sartre e Skinnner interseccionaram suas idéias com minhas reflexões?

    Hoje, estava refletindo sobre como era o ensino da autonomia na Escola Especial que conheci nos anos 90 e como é hoje esse ensino. ...